Está comprovado: a agricultura de precisão reduz custos e aumenta a produtividade

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Já se foi o tempo onde o investimento era grande e o retorno duvidoso. Em tempos modernos onde os dados podem comprovar a eficiência ou não de uma tecnologia, a agricultura de precisão vem se destacando com louvor.

Estudos da associação que busca viabilizar a internet 4G em áreas rurais do Brasil, conhecida como ConectarAgro, mostram uma redução de 178 reais por hectare em custos operacionais em lavouras que contam com esse tipo de tecnologia. 

As possibilidades que a agricultura de precisão podem oferecer são inúmeras e tem como foco a redução de custos, principalmente com insumos, além do aumento de produtividade. 

Um bom exemplo é que atualmente, já é possível monitorar as lavouras de lote a lote, com imagens via satélite e, assim, acompanhar se há algo de anormal, podendo ir nos pontos específicos para verificação. Ainda é possível que um técnico, por exemplo, não tenha necessidade de ir até o campo para fazer a manutenção de uma máquina. Esse serviço pode ser executado de forma remota, mas, para isso, é preciso conectividade.

Muito se comenta da Agricultura 5.0 como novidade, mas em muitos lugares, as pessoas acabaram ficando com o conceito equivocado que basta simplesmente adquirir um pacote tecnológico que já está tudo resolvido.

A inovação está aí para facilitar a vida, então é tempo de se informar, conhecer as novidades do mercado e investir. Atualmente no Brasil, já é possível adquirir máquinas capazes de fazer o trabalho autônomo. E em mecanização, vem por aí uma geração de máquinas inteligentes, capazes de tomar decisões em cima de algoritmos.

O futuro já chegou e as novidades estão em nossas concessionárias Bugio Tratores com as mais novas tecnologias da Case IH.

Fique conectado

Mais notícias

Login