Plataforma de dados estratégicos do agronegócio no Brasil é lançada pelo governo

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lançou recentemente o portal do Observatório Agropecuário do Brasil. 

A ferramenta coleta dados de mais de 200 bases mapeadas nos quesitos: safras agrícolas, previsões climáticas e créditos rurais. 

Fornece ainda, uma riqueza em informações ilustradas representadas por mapas geográficos das áreas rurais brasileiras.

O sistema é aberto ao público e segundo o ministério responsável, tem como objetivo fortalecer e aprimorar a integração, gestão, acesso e monitoramento de dados e informações de importância estratégica para o setor agro e para o Brasil. O novo portal fornece diversas consultas e informações como:

  • Agricultura sustentável e meio ambiente; 
  • Aquicultura e pesca; 
  • Crédito rural; 
  • Produtos agrícolas; 
  • Informações climáticas de risco; 
  • Solos.

Em relação ao crédito rural, o usuário consegue utilizar a plataforma para consultar a quantidade e valor dos contratos, com filtros que oferecem visualização por período, fonte de recurso, programa, subprograma, atividade, região do país, estado e município.

O sistema também disponibiliza publicações dos diversos temas e setores como relatórios, informativos, revistas, planejamentos, boletins e cartilhas. 

O MAPA prometeu outras funções na plataforma até julho de 2021, como assistência técnica, questões fundiárias, agricultura familiar, pecuária de corte e comércio exterior. 

Fique conectado

Mais notícias

Login