Há muita discussão sobre quais as regulagens ideais e quais óleos devemos usar nos nossos tratores para obter a máxima eficiência durante o plantio e a colheita, entretanto, pouco falamos sobre a influência dos pneus nesse processo.
Há diferentes calibrações e variações dos pneus, como adição ou redução de lastros, que aumenta ou diminui a área de contato dos pneus com o solo. Essas últimas configurações são muito utilizadas aliadas às técnicas de plantio direto. Além dos benefícios claros, como a redução da compactação do solo, os pneus ajudam a reduzir significativamente o consumo de combustível dos tratores.
Outra possibilidade é a alternância do tamanho de rodados. Para operações como, por exemplo, a pulverização, existe a necessidade de que o trator se desloque entre as linhas, de forma a amassar o mínimo de plantas possível durante o processo. Nesse caso, é importante que a largura do pneu seja menor.
Os pneus podem ter garras ou serem lisos. Devido ao aumento de aderência, os pneus com garra ajudam na redução da patinagem, já os lisos são para os rodados de semeadoras, colhedoras, carretas e do eixo de tratores 4×2, servindo apenas para dar direcionamento. Já os tratores 4×4 utilizam pneus com garras em ambos os eixos.
Somando todos os fatores referentes à influência dos pneus na produtividade das suas máquinas agrícolas, podemos concluir que a escolha do pneu certo, aliado à manutenção e troca em períodos certos é sinônimo não apenas de economia inteligente, mas também de aumento de eficiência!
Aqui na Bugio Tratores, nós trabalhamos com Pneus Michelin, que garantem:
Melhor desempenho agrícola.
Aumento de capacidade operacional.
Maior vida útil.
Menor consumo de combustível.
Não deixe para amanhã a sua troca de pneus! Visite agora a concessionária Bugio Tratores mais perto de você