Para fugir da dependência do milho, projeto de SC incentiva cultivo de outros grãos no inverno

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O governo catarinense lança projeto incentivando os produtores a plantarem outros grãos durante o inverno, como o trigo, para fugirem da dependência do milho oriundo de outros estados e países.

Atualmente Santa Catarina importa mais de 4 milhões de toneladas de milho para abastecer a cadeia produtiva interna, onde grande parte dos grãos viram ração para aves e suínos. 

A parceria entre produtores e do governo do estado prevê um subsídio de R$ 200 por hectare plantado, desde que o grão seja destinado para a ração animal. Os agricultores ganham o subsídio, mas o limite é de 10 hectares por produtor.

Desta forma, durante o inverno a terra continua produzindo e este plantio alternativo acaba por funcionar com uma espécie de entressafra, deixando a terra já preparada para próxima lavoura como a soja por exemplo.

As sementes e insumos são fornecidas por cooperativas agrícolas e o produtor só paga no final da safra, quando entrega os grãos. 

Esta iniciativa visa favorecer todos os setores envolvidos. Ganham os produtores que vendem os grãos e as indústrias que compram das cooperativas. Os resultados são bastante promissores para a economia local, já que aumenta a competitividade nas agroindústrias e  reduz significativamente os custos de importação no estado.

Fonte: G1

Fique conectado

Mais notícias

Login