Confira pontos fundamentais para uma boa safra de soja

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Para ter uma boa safra de soja é necessário preparar o solo antes de iniciar o plantio, eliminar a acidez da terra é essencial. Mas, em muitos casos é necessário realizar correções adicionais devido aos processos de acidificação, demandando assim aplicações regulares de calcário e outros corretivos de solo.

A entressafra é o período certo para realizar a recalagem e para providenciar a análise do solo para a correta recomendação de adubação na semeadura da soja. É o tempo certo para corrigir os terraços que não estão em conformidade com a necessidade de conter a enxurrada e impedir a erosão. Também, é a hora de dissecar a vegetação previamente ao plantio, de negociar a aquisição dos fertilizantes e das sementes com antecedência à semeadura, entre outras medidas.

Após esses cuidados vem o plantio da cultura, que deve acontecer entre os meses de outubro e novembro, na região centro-sul. Já nas regiões onde a umidade do solo é adequada, é possível antecipar a semeadura para setembro com o objetivo de estabelecer uma segunda cultura de verão (algodão, milho ou feijão, principalmente).

A população ideal de plantas varia com o tamanho da área e com a época de plantio, geralmente costumam ser plantadas uma média de 250 e 300 mil plantas por hectare. Assim é possível distribuir 12 a 14 sementes por metro linear, em fileiras com 0,45 m de distância entre elas.

Para ter uma boa plantabilidade é necessários escolher sementes de boa qualidade e contar com máquinas agrícolas em boas condições, ajustadas e operando sobre solo uniforme e com palhada bem manejada. Além disso, é necessário planejamento, pois se inicia um nova safra de soja na véspera do seu plantio. 

Fonte: Blog Embrapa Soja

Fique conectado

Mais notícias

Login